PM I


A cadeira de Projecto Multidisciplinar I é uma cadeira do primeiro ano da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto que tem por objectivo desenvolver nos alunos o pensamento crítico e a capacidade de argumentar logicamente e de se organizar.
Mas afinal quais são as componentes e os instrumentos de que esta cadeira se serve para conseguir atingir esse objectivo?! Consegue-o realmente?


Uma componente essencial da cadeira de PM I são as aulas teóricas (Lectures). Aí, os professores procuram transmitir os aspectos essenciais de vários tipos de argumentação. Nessas aulas aprofundei as minhas capacidades de estruturar e conceber argumentos e adquiri novas informações sobre argumentação que me permitem agora analisar um discurso ou uma imagem de forma mais crítica.

A segunda grande componente desta cadeira são as aulas práticas (Workshops). Nessas aulas tentávamos por em prática os conhecimentos adquiridos nas Lectures, construindo argumentos e analisando criticamente discursos e imagens.
No entanto, alguns dos trabalhos realizados em aula tornaram-se algo repetitivos, já que se baseavam sempre na concepção em forma esquemática e depois textual de argumentos similares.

Um instrumento utilizado na cadeira para aprofundar os conhecimentos acima referidos foi o livro “Diálogo das Compensadas” da autoria João Aguiar. Literariamente o livro não tem grande relevo e – apesar de o autor fazer um uso peculiar e interessante da linguagem – não é uma obra que se preste a grandes análises literárias. No entanto, os temas abordados no livro são bastante interessantes e as discussões que levanta são actuais e pertinentes. É-nos apresentada uma visão curiosa da nossa sociedade que é passível de ser discutida e criticada.
A meu ver a leitura do livro podia ter sido mais aproveitada nas aulas através de discussões, por exemplo. Isto não aconteceu, o que, na minha opinião, tornou a leitura do livro algo despropositada (quase só a aplicámos no exame).

O e-Portfólio – este mesmo blog em que se encontra o leitor – foi outro instrumento utilizado que se baseia na redacção de textos argumentativos e sua publicação neste blog online. A principio a ideia parecia algo descabida e as vantagens não eram claras. No entanto, olhando agora para o trabalho que desenvolvi, posso afirmar que foi bastante interessante e entusiasmante e que me ajudou a desenvolver argumentos fora do contexto das aulas e sobre temas à minha escolha. Desta forma desenvolvi outro tipo de capacidades como a pesquisa e a análise dos diferentes temas.

Um último mas relevante instrumento da cadeira é o Plano de Trabalho do Semestre (PTS). A início estava igualmente algo reticente quanto à sua utilidade (ver texto publicado), mas recentemente consegui perceber que este plano me ajudou a organizar as minhas tarefas de forma a conseguir atingir os objectivos definidos previamente.


Em suma, penso que a cadeira de PM I me ajudou realmente a conseguir desenvolver o meu pensamento crítico e a minha capacidade de argumentar logicamente e de organizar o meu tempo de forma mais produtiva.